quarta-feira, 1 de julho de 2009

UMA BREVE ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PARA O PE

Já passou quase um mês, mas em pleno ano eleitoral, é sempre oportuno falar de resultados eleitorais. Agora, sem os calores e o entusiasmo da proximidade do acto, longe dos ânimos exaltados dos que se vangloriam pela vitória; afastado da melancolia de quem sofre uma derrota. Desculpem lá, mas no dia das eleições raramente se escuta a palavra derrota. Desenganem-se, mas nunca há derrotados. Há sempre um argumentos bem astuto para dizer que não foi uma derrota; diz um, o número de votos aumentou significativamente; outro acrescenta, nós até mantivemos o número de deputados. Ainda bem que é assim, sempre positivo. É pena que no dia a dia o pensamento não seja o mesmo. Seria bom que os políticos arranjassem argumentos e práticas para que o país progredisse e apanhasse o rumo do progresso e do desenvovimento.
Não adianta só as estatísticas e os números para "inglês ver", desculpem, a Europa ver.
Agora, onge de tudo isso, olhando para o quadro onde estão patentes os dois resultados eleitorais ( 2004 e 2009) desta freguesia, para o Parlamento Europeu (PE), podemos tirar diversas conclusões: (Clique no quadro para aumentar) Fonte:http://www.europeias2009.mj.pt.
Em primeiro lugar, verificou-se uma viragem muito acentuada à direita. Se olharmos para 2004, PPD/PSD concorreu em coligação com o CDS-PP que obtiveram um resultado de 43,01% (240 votos); Agora em 2009, concorrendo separadamente, a soma dos dois partidos totaliza 51,53% (405 votos) o que ultrapassa o resultado que o PS obteve em 2004;
Quanto ao resultado do CDS-PP (19,88%), penso que se deve ao facto do candidato, Nuno Melo, ser famalicense. Aqui, julgo estar patente o "coração".

Em segudo lugar, o número total de inscritos passou de 1423 para 1554, um aumento de 131 inscritos (9,2%);

Por sua vez a abstenção reduziu em 2%, em abstracto, pois, numa análise mais detalhada os valores seriam outros. Para isso era necessário comparar se o aumento do inscritos foi no mesmo sentido dos votantes.
Aumentou o número de votos em branco e nulos de 12 para 14 e 5 para 9, respectivamente. Será resultado do descontentamento das políticas? Ou dos políticos?

Estas foram as primeiras numa série de três eleições (PE, Legislativas e Autárquicas). Depois de tanta controvérsia para a marcação das eleições legislativas e autáruicas no mesmo dia, de tantos argumentos a favor e contra, finalmente estão marcadas, dia 27 de Setembro, eleições legislativas e 11 de Outubro, as autárquicas.

Preparem-se que logo no final de Agosto começam as batalhas das palavras, dos discursos bem elaborados, das promessas, a maioria impossível de cumprir. Como sempre, vamos assistir a uma luta onde vale tudo! Infelizmente é a política que vamos tendo. Esperemos que em Telhado haja nível, dignidade e respeito. Discutam-se as ideias, os projectos, a forma de fazer; apresentem-se as prioridades reais e não virtuais. Muito nos falta. Que sejam projectos que dignifiquem a nossa terra. Mas não me cabe a mim, neste momento, dizê-lo. Deixo-o para aqueles que se apresentarão a sufrágio.
Estou curioso por ver as listas dos candidatos. Vamos esperar.

Sem comentários:

 

likeable stuff