terça-feira, 21 de julho de 2009

33 ANOS DE ESCUTISMO EM TELHADO. PARABÉNS!!

No fim de semana, 11 e 12, o Agrupamento 464 desta paróquia de Telhado fez o seu acampamento anual, celebrando assim o seu 33.º Aniversário. Parabéns pela vossa vitalidade e energia. Estão no bom caminho.

É o movimento da paróquia que consegue agregar cerca de 90 jovens (Lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e chefes). E, é bem verdade que após a entrada de jovens do sexo feminino para o agrupamento, o mesmo rejuvenesceu e cresceu. Também aqui vemos o papel da mulher na capacidade de mobilizar e motivar a presença dos outros

Apesar, do Ano Paulino, oficialmente, já ter terminado, o agrupamento quis apresentar, representar e viver as viagens de S. Paulo.

Foi um trabalho de 11 patrulhas e o envolvimento de algumas famílias das suas famílias, que acolheram as diversas patrulhas e aí jantaram.

Representaram as viagens de s. Paulo, relativas às 14 Cartas ou Epístolas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filémon, Hebreus. Bem como a elaboração de um desenho alusivo a cada viagem.

Depois, deslocaram-se para o local do acampamento para o fogo de conselho. Aqui, todo o agrupamento e muitos dos seus familiares assistiram às diversas representações.

No domingo, o dia principal onde diversos fizeram a sua promessa.

Ao longo de 33 anos, muitos foram os jovens que fizeram parte deste agrupamento, nomeadamente a minha pessoa. Ainda me recordo do tempo de Lobito e explorador. Pessoas e colegas que nos marcaram para sempre. Momentos e saídas que se recordam com alegria. Ainda sou do tempo da "badalhoca do sr. Zé Vale". Lá íamos sentados na carroça... contentes, divertidos, animados e orientados pelas chefes: Teresa Alves, ainda hoje em exercício e, pela chefe Fátima (actualmente Irmã Fátima Magalhães).

Julgo ser necessário recordar a fundação do Agrup., os seus fundadores e todos aqueles que exerceram chefia ou foram responsáveis pela sua manutenção até à actualidade. É necessário prestar homenagem, reconhecimento. Pois, os movimentos não subsistem por si próprios mas sim pelo esforço das pessoas e com as pessoas.

Talvez os pais de muitos jovens nem sequer reconhecem o papel fundamental do escutismo na vida dos seus filhos. O envolvimento com os outros jovens, a aprendizagem, o rigor, a ocupação em tarefas sadias e construtivas de personalidade.

Foram e são muitos aqueles que, no domingo a domingo tiram do seu tempo particular e familiar para se disponibilizar e partilhar com estes jovens. Desempenham o papel de amigos, educadores e orientadores.

Entendo que não se deveria deixar vingar a ingratidão. É preciso reflectir sobre a vida deste agrupamento. Foram muitos os que ali crescerem e ajudaram a crescer. Já lá vão 33 anos.
Reconhecer e agradecer pode ajudar a corrigir. Não tenhamos medo nem vergonha da história da nossa terra. E aqueles que foram parte activa nela devem ser lembrados. Mesmos aqueles acontecimentos mais "negros" fazem parte desta terra. Alguns podem querer esconder ou apagar os factos e as pessoas. Mas pertence à história.

Aqui ficam algumas fotos cedidas por Rafael Passos.








Sem comentários:

 

likeable stuff