segunda-feira, 20 de julho de 2009

BRAGA CONTA COM 7 NOVOS PADRES

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga presidiu, ontem, à tarde, na cripta da basílica do Sameiro, à Ordenação de sete padres:
Alexandre Agostinho Teixeira de Sá, natural de Bairro (Vila Nova de Famalicão);
Daniel de Sousa Neves, de Covas (Vila Verde);
Luís Eugénio Couto Baeta, de Forjães (Esposende);
Manuel Baptista Rodrigues Quinta, de Fornelos (Barcelos);
Miguel Reis Lorga Alves de Miranda, de Vila do Conde;
Paulo Sérgio Rodrigues da Silva, de São Cristóvão de Selho (Guimarães) e
Tiago André Fernandes Freitas, de São José de São Lázaro (Braga).

D. Jorge Ortiga, defendeu ontem que os padres devem ter especial preocupação por actuar no âmbito pastoral de forma a credibilizar a Igreja que representam perante as comunidades.
«Só a unidade, doutrinal e pastoral, dá capacidade para a Igreja mostrar que merece credibilidade», afirmou o prelado na homilia da missa a que presidiu e em que ordenou sete novos padres para a Arquidiocese de Braga. Falando para uma multidão de milhares de fiéis e centenas de presbíteros, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa enumerou uma série de «itinerários» que gostaria que o clero confirmasse ou percorresse «de novo». (Diário do Minho)

Mais: «Para vós, caríssimos ordenandos, e para todo o presbitério de Braga, gostaria de pedir ao Senhor que, na linguagem de Jeremias, nenhum seja daqueles pastores que "perdem e dispersam as ovelhas do meu rebanho", que as "escorraçam sem terem cuidado delas" mas pastores com a consciência de que são dados (enviados) pelo Senhor para reunir e apascentar sem medo ou sobressaltos pois nenhuma se perderá por causa da muita solicitude, compreensão, acolhimento, ternura


35 NOVOS SACERDOTES DIOCESANOS ESTE ANO

Este ano são ordenados 35 novos sacerdotes diocesanos, menos um do que em 2008.
Braga com sete sacerdotes ordenados, é a diocese com maior número de novos padres; em 2008, apenas se ordenou um presbítero;

A diocese do Algarve ordenou este ano quatro sacerdotes, contra nenhum em 2008, seguida de Lisboa, Porto e Viseu, com três sacerdotes cada. No ano passado foram ordenados oito padres em Lisboa, um no Porto e nenhum em Viseu.
As dioceses de Évora, Leiria, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal, sem qualquer ordenação este ano.
Para as dioceses de Leiria e de Santarém será o segundo ano consecutivo sem ordenação de sacerdotes diocesanos.


ESTATÍSTICAS:

As recentes estatísticas oficiais dizem respeito a 2007.
Nesse ano registaram-se 31 ordenações diocesanas e cinco de ordens religiosas, número insuficiente para compensar os 80 óbitos e os cinco abandonos da vida sacerdotal verificados nesse ano.

Os dados estatísticos de 2007 indicam que 90 por cento da população portuguesa se afirma católica, com destaque para a diocese de Portalegre-Castelo Branco, com 99 por cento, seguindo-se, com menos um ponto percentual, as de Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.
As dioceses de Setúbal (74 por cento), Santarém (80), Beja (83) e Lisboa (84) são as que apresentam as percentagens mais baixas de católicos entre as respectivas populações.

A 31 de Dezembro de 2007, a Igreja Católica tinha 3777 sacerdotes, dos quais 2834 diocesanos e 943 religiosos, além de 312 membros de ordens religiosas masculinas e 5881 freiras.

Comparativamente a 2006, havia menos 45 sacerdotes diocesanos, mas mais 54 padres ordenados por ordens religiosas, mais um frade e mais cinco freiras.

Em 2007, 24 das 4386 paróquias não eram administradas por sacerdotes, mais quatro do que em 2006, mas nenhuma estava totalmente vacante, isto é, sem apoio de um padre.
Das 24 paróquias, 15 eram administradas por diáconos permanentes e nove por religiosas, sob orientação de um sacerdote.

Com uma área de 5 000 quilómetros quadrados, a diocese do Algarve era a que tinha menor número de padres, 56, entre diocesanos e religiosos, enquanto a de Angra, com 2243 quilómetros quadrados, possuía 151 sacerdotes, dos quais oito pertencentes a ordens religiosas.
A diocese do Porto (3010 quilómetros quadrados) é a que tem ao seu serviço o maior número de sacerdotes: 559, dos quais 347 são diocesanos e 212 de ordens religiosas.
Em termos absolutos, Braga é a diocese com mais padres diocesanos, 457, apoiados por 90 padres religiosos, com um total de 547 sacerdotes.

A diocese de Lisboa tem, por seu lado, o maior número de padres pertencentes a ordens religiosas: 296, mais do que os 242 sacerdotes diocesanos.Os seminários diocesanos e religiosos eram frequentados em 2007 por 468 candidatos ao sacerdócio, menos sete do que no ano anterior.

Sem comentários:

 

likeable stuff