domingo, 26 de julho de 2009

SUGESTÃO DE FÉRIAS: VIAGEM MEDIEVAL EM SANTA MARIA DA FEIRA

Neste início de Férias são muitas as propostas para disfrutar e tirar partido das coisas boas e belas da vida. Pela varieadade, diversidade são muitas e tentadoras. Verão não significa somente praia. Tantos locais a visitar pela sua peculariedade, beleza, pela história. Felizente, por todo o país há ofertas variadas a não perder. Uma das mais próxima de nós, fica a 73kms para Sul: A VIAGEM MEDIEVAL EM TERRA DE SANTA MARIA DA FEIRA.

É uma Feira Medieval a não perder. Primeiro pela organzação, tudo funciona muito bem; em sugundo lugar, parece que recuamos uns séculos e envolvemo-nos com a história e na história. São as justas, os combates, os jogos tradicionais, o contacto com os diversos estratos sociais (o clero, a nobreza e o povo); nas ruas vemos os corpetes, a malha de ferro e as sandálias que palmilham em cada canto e rua. Por todo o lado cheia a história.

Diariamente assiste-se a espetáculos. São diversos os grupos que deambulam pelas ruas e presenteiam os visitantes com cânticos, com teatro, com lutas...
Este ano é já a 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria que vai decorrer de 30 de Julho a 9 de Agosto de 2009, revivendo-se os primeiros anos do reinado de D. Afonso IV, o Justiceiro e depois o Bravo, que se destacou pelas reformas legislativas e judiciais que implementou e que duraram largos séculos.

Em 2008, recebeu cerca de 50.000 visitantes diariamente. Por isso, para quem tem possibilidade de dar uma escapadela durante a semana será o ideal. Estaciona com mais facilidade e a confusão é menor.

Vale a pena ir. No fim o desejo é regressar no ano seguinte. O ideal é chegar pelas 18h. Ambientar-se e comear por dirigir-se às barraquinhas onde, na sua maioria, servem o porco no espeto (ver fotos). As deliciosas sandes regadas por sangria ou outros néctares. Para os mais exigentes também há refeições de faca e garfo e pratos bem apetitosos. Mas isso já noutro sector. Mas é mais agradável saborear aquela carne acabada de assar ali frente aos nossos olhos.

Depois de comer, não esquecer que esta feira está recheada com os mais deliciosos doces conventuais. Hummmm... e aquelas rabanadas da esquina que são uma delícia! A sericaia, os papos de anjos, as barrigas de freira, as bolas do frade; as queijadinas; É de perder a cabeça e esquecer os diabetes ou o colesterol.

Então já de estômago aconchegado, é hora para ver o artesanato; observar a confecção das fogaças, doce tipico de Santa Maria da feira; aproveitar para espreitar as barracas dos chás, pois vão ser necessários se a carne foi fraca e a gula foi tentadora; e por essas zonas lá estão todo o tipo de licores e para todos os gostos e variedades; as sangrias e limonadas. É altura para ganhar forças e subir ao castelo que ao longo do percurso encontramos os rituais das bruxarias e o lago dos feitiços. São inúmeras as barracas de cartomantes, astrólogos, bruxos e adivinhos. Depois é regressar novamente à base e não sair sem tomar e provar mais uma iguaria.

A entrada é gratuita. Vale a pena porque Santa Maria da Feira é a capital das feiras medievais. Para os que não podem nesta data tem outras feiras durante o mês de Agosto: Penha Garcia 10 a 13 ; Silves: 8 a 16; Serpa: 21 a 23; Castro Marim27 a 30 de Agosto; Em Setembro: Sabrosa: 5 e 6; Idanha a Nova 14 a 18.
Aos que visitarem.... depois comentem e digam como foi....




1 comentário:

afc238 disse...

Falta a referência às inúmeras áreas temáticas que existem por toda a viagem e que, embora sendo áreas de acesso pago, são bons locais a visitar e a admirar, sendo os preços muito acessiveis

 

likeable stuff