terça-feira, 30 de junho de 2009

PARQUE NATURAL DA PORTELA

No dia 12 de Julho de 2007, o Sr. Presidente da Câmara, Arq. Armindo Costa, inaugurou o parque Natural da Portela. Aqui se localiza a nascente do Rio Pelhe que passa em Telhado. Como é do conhecimento de todos, a esta nascente deslocam-se dezenas e dezenas de transeuntes (vindos de Telhado, S. Cosme, S. Marinho, Famalicão, Joane....) para beber e encher uns garrafões de água, devido à sua qualidade e frescura.
A obra era de facto necessária. A inexistência de parque de estacionamento colocava em perigo quem ali se dirigisse.

Ficou mais agradável, mais cómodo e seguro. Mas poderia ser mais prático e funcional. A saída do parque de estacionamento deveria ser independente. Não houve ousadia para tal. Tornava-se ainda mais seguro evitando a saída em plena curva.
Desde o início do funcionamento deste parque que tenho adiado fazer umas observações que considero pertinentes e oportunas:

Quando se projecta uma obra deverá ter-se em atenção qual a sua finalidade e quem efectivamente dela vai fruir e tirar partido. Se tal não ocorrer, pouca utilidade lhe será dada.
Neste caso concreto julgo que o autor do projecto desconhecia que ali era uma nascente, vulgarmente conhecida por poça da “Bês”. Senão vejamos, todos os que ali vão sentem uma dificuldade enorme em colocar um garrafão ou garrafa para encher. A "bica" deveria estar mais alta. Tal era possível, continuando a água a ter a pressão suficiente.
Antigamente não era funcional, é verdade. Agora está melhor, é verdade. Mas, se gastamos o dinheiro (25.570,87€) porque não fizemos melhor? Será que foi pensado qual a verdadeira função? Porque não foi colocado uma base de apoio, em ferro, para colocação dos garrafões? Ou seria a intenção dificultar a vida ao cidadão?
As fotos dizem tudo….
Agora o pontão. Feito em barrotes de madeira irregalares e a desfazerem-se. A cotinuar assim a degradar-se poderá provocar uma tragédia. Mais, o distanciamento entre eles quase que permite que caiba um pé. As imagens são reais, não foram produzids.
Porquê Parque natural? Não seria mais adequado chamar-lhe parque de merendas? Uma das funções de um parque natural é preservar alguma espécie ameaçada ou em perigo. É chamar a atenção e sensibilizar as populações para as causas ambientais. Mas considerando, então, como parque natural, o mesmo deveria ser alvo de mais cuidado, limpeza, corte das ervas e silvados. Mas não pode acontecer como nesta última semana. Cortaram as ervas mas deixaram o lixo amontoado. Afinal que parque natural é este?

E já agora, qual a regularidade da recolha do lixo destes caixotes? No entanto, alguns dos utentes deste local pderiam mantê-lo mais limpo e depositar nestes caixotes somente o lixo estritamente necessário.

Aos utentes deste parque pede-se mais civismo e mais respeito pela "res publica" (coisa pública). É o dinheiro dos nossos impostos, daqueles que contribuem, que é gasto. E é inadmissível que alguns gostem de destruir, por mera maldade.

Por diversas vezes, foi destruída e retirada a grelha que alguém colocou para apoio dos garrafões. No início, até existiu um fio de aço par evitar uma queda na represa de água. Mas, há sempre alguém que precisa lá em casa. Portanto, rouba-se e consequentemente, estraga-se a coisa pública. É o que tem sucedido.

Já agora, o parque foi inaugurado em 2007, precisamente, há dois anos, porque razão ainda lá estão as placas de anúncio da obra? De facto Lê-se na placa: "reabilitação do parque natural da Portela". Certamente, serão as obras de correcção daquilo que foi menos bem feito. Será? Também eu gostava de saber.

Quando não temos as coisas, reclamamos, exigimos, barafustamos. Quando estão à nossa disposição permitimos que tudo aconteça, inclusive, deixando destruir e estragar aquilo que é de todos.
Nota: As fotos com as ervas grandes foram tiradas no dia 21-06-2009 e as outras no dia 28-06-2009.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lamento que muitos dos utilizadores do Parque não tenho sentido de respeito pelos outros.
Também só "nós po cá"... manter as placas 2 anos.... Tanta poluição visual....

Anónimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que foi dito...Só quando realmente acontecer algum "acidente" é que aquilo vai ser arranjado, já por muitas vezes vi pessoas a tropeçar naquelas barras de madeira que de dia para dia começam a ficar piores...Já que aquilo é uma zona pública para o uso de muita gente, deveria no minimo estar mais bem cuidado, bem mais limpo, acho que os trabalhadores da camara servem também para trabalhar nas freguesias, não só para limpar as ruas por onde o Sr. Presidente passa...

 

likeable stuff