quarta-feira, 27 de abril de 2011

VISITA PASCAL

Telhado ainda tem a tradição da visita pascal, isto é, o anúncio de Cristo ressuscitado de casa em casa. Um grupo de leigos, que vulgarmente é conhecido por compasso pascal, leva o anúncio da Ressurreição.
Uma vez mais, este ano, percorreram a freguesia 3 compassos, desde o início do dia, até ao pôr do sol. Sempre se manteve a tradição do compasso todo o dia. Já na freguesia vizinha, S. Cosme do Vale, depois de alguns anos a realizar o compasso só de manhã, nestes últimos, voltou a decorrer a visita pascal ao longo de todo o dia de Páscoa.
É o estoirar dos foguetes que vai sinalizando a localização do compasso. Eles indicam se está atrasado ou adiantado. Tudo depende do tempo de demora em cada casa. os foguetes indicam o início e o fim, bem como o intervalo para almoço.
A tradiçaõ, apesar de se manter, não demonstra a alegria e frenesim que havia outrora. É fruto dos tempos, do desinteresse, da falta de motivação espiritual e interesse catequético e pastoral.



VISITA PASCAL EM S. COSME DO VALE


Ora se em Telhado, foram 3 compassos, em S. Cosme do Vale, percorreram a freguesia 7 compassos. Um desses compassos era constituído por elementos do Grupo Coral. Curioso é que em todas as casas, depois do anúncio pascal, e enquanto, o dono da casa dá a cruz a beijar, o Coral cantava um cântico pascal. Fica aqui um dos cânticos pascais neste vídeo e parabéns pela iniciativa. Acredito que ao final do dia as cordas vocais merecem descanso. basta o homem querer pois é possível louvar e dar hinos de Glória a Deus em qualquer lugar, poiis Ele disse " Onde se reúnem dois ou três em meu nome, eu estarei no meio deles".

Sem comentários:

 

likeable stuff