sábado, 30 de abril de 2011

DIA DA MÃE

Celebra-se neste 1º domingo de Maio o dia da Mãe.
Outrora, em Portugal, este dia ocorria no dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição. O dia da mãe noutros países celebra-se em datas diferentes:

2º domingo de Fevereiro - Noruega
1º domingo de Maio - Portugal, Espanha, África do Sul, Líbano..
2º domingo de Maio - Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica, Dinamarca
10 de Maio - México, Índia, Guatemala,
4º domingo da Quaresma - Inglaterra
Último domingo de Maio - Suécia, França (se coincidir com o pentecostes passa para o 1º domingo de Junho)
2º domingo de Outubro - Argentina
2 semanas antes do Natal - Iugoslávia

A celebração do dia da mãe partiu da vontade de uma americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães.
Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Em qualquer Mãe, reconhecemos aquela Mulher que age com o coração, pelo amor. É aquela que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas num único olhar.
Não há palavras para descrever o papel e a missão de Mãe que só ela sabe fazer e cumprir. Só os filhos sabem qual o valor de mãe.
Porque é à Mãe que devemos dizer obrigado, por tão bem entender e aceitar a vida, mesmo com o sacrifício ou o risco da sua própria. Aliás, as mães tudo dão, tudo sacrificam pelos filhos.

Para a minha e todas as mães fica aqui a canção: Minha Mãe de Zeca Afonso. Só o zeca Afonso consegue esta intensidade e esta melodia tão profunda. letra simples mas com imensa ternura que só as mães merecem.

Ó minha mãe, minha mãe,
Ó minha mãe, minha amada,
Quem tem uma mãe tem tudo,
Quem não tem mãe não tem nada

Quem não tem mãe, não tem nada,
Quem a perde é pobrezinho,
Ó minha mãe, minha mãe,
Onde estás que estou sozinho?

Estou sozinho no mar largo,
Sem medo à noite cerrada
Ó minha mãe, minha mãe,
Ó minha mãe, minha amada.




Os poetas, os filhos dedicam às mães os seus pensamentos, a sua gratidão através das palavras. Aqui ficam mais estes poemas.

É HOJE O TEU DIA!

É hoje o teu dia, Mãe!
Mas sabes bem a razão
Porque o teu dia é também
Dia do meu coração.

Aliás, por graça de Deus,
A quem sempre te confias,
Todos os dias são teus,
como são meus os teus dias.

Para mim o céu imploras
E em bênçãos as mãos levantas
Contigo choro, se choras
Se canto, comigo cantas.

Cada sonho tem seu dia
Cada estrela tem seu brilho
Eu sonho a minha alegria
Na glória de ser teu filho.

Mons. Moreira das Neves


Ou esta canção. Letra e música de autores desconhecidos. Transmitem a verdadeira profundidade desta data.

MÃE QUE PALAVRA TÃO BELA

Mãe que palavra tão bela
E tão doce de expressar!
Outra não há como ela,
Nem mesmo a possa igualar!

Amor puro como o teu,
Amor santo e divinal,
Amor grande que é só meu,
Não há outro assim igual.

Ó minha mãe adorada,
Jamais posso agradecer
À tua alma, cansada
De tanto por mim sofrer

O teu nome mãe querida,
Nunca será esquecido;
Ficará p’ra toda a vida,
sendo sempre o mais querido.

Sem comentários:

 

likeable stuff