sexta-feira, 22 de abril de 2011

MONTE CALVÁRIO..... ESQUECIDO?!!


Hoje, sexta feira Santa, estão os olhos voltados para o "calvário". Lá no alto três cruzes. No centro está Cristo, e dois salteadores, um à esquerda e outro à Sua direita. Lembremos a passagem relatada por S. Mateus:


"Foram crucificados com Ele dois salteadores, um à direita e outro à esquerda.
Os que passavam insultavam-n’O e abanavam a cabeça, dizendo: «Tu, que destruías o templo e o reedificavas em três dias,salva-Te a Ti mesmo; Se és Filho de Deus, desce da cruz».
Os príncipes dos sacerdotes,juntamente com os escribas e os anciãos,também troçavam d’Ele, dizendo:
«Salvou os outros e não pode salvar-Se a Si mesmo!Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz e acreditaremos n’Ele. Confiou em Deus: Ele que O livre agora, se O ama,
porque disse: ‘Eu sou Filho de Deus’».
Até os salteadores crucificados com Ele o insultavam.

Desde o meio-dia até às três horas da tarde,as trevas envolveram toda a terra.
E, pelas três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte:
«Eli, Eli, lema sabachtani!»,que quer dizer:
«Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonastes?»
Alguns dos presentes, ouvindo isto, disseram:
«Está a chamar por Elias».
Um deles correu a tomar uma esponja, embebeu-a em vinagre, pô-la na ponta duma cana e deu-Lhe a beber. Mas os outros disseram:
«Deixa lá. Vejamos se Elias vem salvá-l’O».
E Jesus, clamando outra vez com voz forte, expirou.

Então, o véu do templo rasgou-se em duas partes, de alto a baixo; a terra tremeu e as rochas fenderam-se. Abriram-se os túmulos e muitos dos corpos de santos que tinham morrido ressuscitaram; e, saindo do sepulcro, depois da ressurreição de Jesus,
entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
Entretanto, o centurião e os que com ele guardavam Jesus,ao verem o tremor de terra e o que estava a acontecer,ficaram aterrados e disseram:
«Este era verdadeiramente Filho de Deus».

Estavam ali, a observar de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galileia, para O servirem.
Entre elas encontrava-se Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu." (Mateus, 26)

O Calvário é símbolo de sofrimento mas também de libertação. Por isso, recordo aqui também o nosso monte calvário, (ver fotos) que tem estado ao abandono. Sem qualquer referência nem arrranjo para que os cristãos possam olhar para o Calvário e recordar este mistério que hoje celebramos: A morte de Cristo. Porque se despreza assim um local de "culto", de memória, de encontro? Digo de encontro, porque foi junto à cruz que ficaram os verdadeiros amigos de Jesus. Todos os outros fugiram de medo e assombração.

Está na hora de fazer algo por este local. É preciso dar-lhe a dignidade que ele merece. Que as fotos ajudem a reflectir sobre este património. Não deixemos que estes símbolos fiquem esquecidos e abandonados.





Sem comentários:

 

likeable stuff