quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FORMAÇÃO ARCIPRESTAL DE CONSELHOS ECONÓMICOS EM LANDIM

Nos avisos paroquiais do último domingo, o Pároco de telhado, falou na existência de uma reunião para os conselhos económicos que iria realizar-se. Mas, a maior parte dos presentes não ficou a perceber o que era, a quem se destinava nem o local. Talvez quisesse dizer Comissão Fabriqueira. Mas ficou a dúvida. Pois, a maior parte dos paroquianos não tem conhecimento dos seus elementos.

Mas segundo a Agência Eclesia ( ver em http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=77329) noticia:
Foi no passado domingo, dia 17, em Landim, que os elementos dos Conselhos Económicos de todas as paróquias do Arciprestado de V. N. Famalicão tiveram oportunidade de viver um encontro de formação. Este realizou-se às 17h30, no Salão Paroquial, imediatamente antes da inauguração da Exposição Arciprestal de Peças de Culto Eucarístico na Igreja paroquial desta mesma paróquia.
Este encontro de formação, que contou com uma boa participação por parte dos Conselhos Económicos da maioria das paróquias do Arciprestado, iniciou com as palavras de acolhimento e boas-vindas aos presentes, por parte do Arcipreste, o P.e Mário Martins, seguindo-se depois um momento de oração, onde a proclamação da Palavra de Deus, ou não estivéssemos nós em pleno triénio da Palavra, teve lugar de destaque.
Depois de acolhida a Palavra, o encontro prosseguiu com a formação propriamente dita. Esta formação, cujo grande objectivo passava por preparar os elementos dos Conselhos Económicos para melhor servirem as suas comunidades, foi constituída por dois momentos distintos.
Assim, numa primeira parte tomou a palavra o Dr. Mário Paulo, economista da Arquidiocese, que abordou questões de índole económica e fiscal, tais como o Novo Código Contributivo do Sistema Providencial de Segurança Social e a Percepção de Receitas Fiscais, esclarecendo algumas particularidades referentes à nova legislação que rege estas questões.
Numa segunda parte, foi dada a palavra ao Cónego José Paulo Abreu, representante da Comissão Arquidiocesana para os Bens Patrimoniais, que abordou a temática do património das paróquias, procurando relacionar a arte, a fé e os símbolos. Depois de reforçar a necessidade de todas as comunidades paroquiais registarem o seu património, salientou de forma entusiasmada que “toda a arte da Igreja, como as construções, esculturas, paramentos, peças, … é altamente simbólica”. Deste modo, e tal como referiu, o património das paróquias não tem apenas um valor material, mas devemos avaliá-lo também “como meio de Evangelização”, na medida em que toda a arte comunica a mensagem de Jesus Cristo.

Deste modo, foi com esta abordagem, que deixava já antever a inauguração da Exposição Arciprestal de Peças de Culto Eucarístico, que se realizou de seguida, que terminou este encontro de formação para os Conselhos Económicos, que, através da reflexão destas duas temáticas fundamentais no tocante à sua esfera de actuação, viveram uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas e clarificar questões, num espírito de rica e saudável comunhão, com a Arquidiocese, mas também com as restantes comunidades do Arciprestado.
Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Sem comentários:

 

likeable stuff