sábado, 13 de novembro de 2010

SEMANA DOS SEMINÁRIOS

Termina neste domingo a semana que a Igreja dedica aos Seminários com o tema: Seminário, comunidade dos discípulos de Cristo e irmãos no presbitério. Os cristãos são convidados a olhar a vocação sacerdotal como um «campo a semear e barco de amarras soltas», assim refere D. António Francisco dos Santos, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (Actualmente Bispo de Aveiro. Em 2005 fez a Visita Pastoral e Crisma nesta paróquia). Acrescenta ainda: “O Seminário é experiência, tempo e lugar de viagem de quem acredita e escuta a voz de Deus”.
Na recente visita do Santo Padre ao nosso país e do encontro que com os sacerdotes, religiosos, seminaristas e diáconos na Igreja da Santíssima Trindade, tem todo o sentido recordar a sua mensagem aos seminaristas: “A vós queridos seminaristas, que já destes o primeiro passo para o sacerdócio e estais a preparar-vos no Seminário maior e nas Casas de Formação Religiosa, O Papa encoraja-vos a serdes conscientes da grande responsabilidade que ides assumir: examinai bem as intenções e as motivações”.
Muitos dos seminaristas de hoje serão os padres de amanhã. Aqueles que anunciam Cristo. E num mundo em constante mudança, “stressado”, apressado, tecnológico, neste sentido, o biblista belga Johan Konings defendeu esta Quarta-feira, 10 de Novembro, em Braga, que os sacerdotes devem valorizar o efeito performativo do que falam e do que fazem. E acrescentou: “o domínio da técnica pelos padres é positivo, mas o mais importante é ter uma alma para passar ao mundo, uma mensagem verdadeira, uma palavra de irmão que possa tocar o coração não só dos fiéis, mas também daqueles que não estão na Igreja».
No Congresso Internacional sobre o Presbítero que ocorreu em Janeiro, em Braga, o Arcebispo de Braga disse: “a indiferença religiosa existe porque nós (padres) não conseguimos fazer a diferença”. Por isso, D. Jorge Ortiga espera sacerdotes alegres, “ao serviço da comunidade, sem se cansarem, acreditando que a sua vida é entregue para que outros possam experimentar a mesma profundidade”.
Para Dom Jorge Ortiga, “O nosso amor aos Seminários deverá reflectir-se na oração pessoal e comunitária; na proposta vocacional das famílias, dos catequistas, dos animadores, movimentos e dos párocos; na generosidade fraterna e material aos jovens que se formam nos Seminários”.
Aqui fica a mensagem do Sr. Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga.


TESTEMUNHO DE UM PADRE E AMIGO

Fica o testemunho de um padre que procura de uma forma empenhada dinamizar a comunidade que lhe está confiada. Parabéns Pe Domingos Lopes.



FICAM AQUI MAIS ALGUNS TESTEMUNHOS DE OUTROS SACERDOTES.




O Testemunho de um dos Primeiros Padres a Transmitir a missa pela Internet e a usá-la para a Evangelização:






Testemunho de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro

Sem comentários:

 

likeable stuff