domingo, 7 de novembro de 2010

SAGRADA FAMÍLIA, BARCELONA

Em Junho passado a Sagrada Família, conforme demonstra as duas primeiras fotos era um verdadeiro estaleiro de obras. Foi o que um grupo de Telhadenses viu na sua viagem pela Catalunha quando visitou a Sagrada Família e outras obras de Gaudí, Park Guell, etc.

Ao ver a transmissão pela televisão, neste dia 7 de Novembro de 2010, da dedicação da Sagrada Família fiquei impressionado com a grandiosidade e a sumptuosidade. Na visita de Junho não deu para ter a noção e perspectiva da beleza deste resultado final. Metada do espaço estava ocupado com materiais, gruas, andaimes e muito pó.

Hoje, Sua Santidade Bento XVI, de presidiu à consagração da Igreja da Sagrada Família, atribuindo-lhe o título de Basílica. O interior está concluído. Ficando, a partir de hoje, aberta ao culto e visitas. Mas as obras no exterior continuam, pelo menos até 2026, no centenário de morte do arquiteto mais ilustre de Barcelona.

Para Bento XVI, esta celebração é de “grande significado” numa época em que “o homem pretende edificar a sua vida de costas para Deus, como se já não tivesse nada a dizer-lhe. (...) Gaudi, com a sua obra, mostra-nos que Deus é a verdadeira medida do Homem”, apontou.

A Sagrada Família, é um grande templo católico desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã.
A primeira pedra foi colocada a 19 de Março de 1882, dia de São José, com a presença do então bispo de Barcelona José María Urquinaona. O Papa, mostrou a sua comoção pessoal pela devoção que Gaudí tinha a S. José. E frisou que o Papa que dedicou esta igreja se chame também José (Joseph Alois Ratzinger, nascido em Marktl am Inn, Baviera, a 16 de abril de 1927).
A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e sua conclusão está prevista para 2026, centenário da morte de Gaudí.
Durante a Guerra Civil Espanhola ficou destruída na sua maior parte a oficina na qual Gaudí trabalhara, e onde se encontravam os seus croquis, maquetes e modelos.

O templo, quando estiver concluído, terá 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais, a jeito de cúpulas; irá ter um sistema de seis torres, com a torre do zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem.
O interior estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperbolóides e parabolóides buscando a forma óptima da catenária.

Em 1926, ano em que faleceu Gaudí, apenas estava construída uma torre. Do projecto do edifício só ficaram planos e um modelo em gesso que resultou muito danificado durante a Guerra Civil Espanhola. Desde então prosseguiram as obras: actualmente estão terminados os portais da Natividade e da Paixão, e foi iniciado o da Glória, estando em construção as abóbadas interiores


CONTROVERSAS, MANIFESTAÇÕES

As visitas papais, sobretudo com Bento XVI, tem sido envoltas de polémicas. A sociedade, cada vez mais secularista, aponta e tenta atacar a Igreja pelas suas fraquezas. É evidente que a Igreja tem que mudar algumas das suas posições e estar atenta aos seus erros e assumi-los. A Igreja é formada por Homens, logo sujeita a erros e precalços no caminho que percorre.

Esta visita do Peregrino Bento XVI sofreu graves críticas aos gastos com toda a estrutura. A Espanha que se dizia um país católico, tem perdido essas raízes. Aliás, os espanhóis, aderem, activamente, nas procissões e festas religiosas. Mas a prática tem diminuído ao longo dos tempos.
Aqueles que criticam os gastos com toda a visita esqueceram-se que A Sagrada Família é visitada por milhões de turistas. Por ano, a Sagrada Família regista cerca de três milhões de visitantes. A partir de hoje, muitos mais visitarão a Basílica. Até eu estou curioso para ver, novamente, toda a grandiosidade e aquelas colunas que se elevam e nos elevam para as alturas.
Portanto, os críticos deveriam estar satisfeitos com os resultados que continuarão a ter. E mesmo que seja o cidadão a pagar parte dos custos, este é um investimento que tem o seu retorno brevemente para toda a economia espanhola. A Dedicação da Sagrada Família valeu mais do que qualquer spot publicitário. E acredio que será mais eficaz.

Fotos: Fachada da Paixão, iniciada em 1952; Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida; Fachada da Glória (em construção) e foto da árvore onde Gaudí se inspirou para contruir a Sagrada Família. O interior da sagrada família é como que um bosque com esculturas de plantas e animais sendo um "verdadeiro louvor a Deus feito em pedra".

Sem comentários:

 

likeable stuff