sexta-feira, 1 de outubro de 2010

COMO VAI A ESCOLA DE TELHADO


Neste início de ano lectivo, apresento aqui a escola onde a fiz a primária, actual básico. Onde tenho boas recordações das excelentes e saudosas professoras. Queria aqui lembrar com estima as professoras: (D. Teresa, Maria do Céu, D. Celeste e D. Ilda). Tenho na memória a exigência, rigor, paciência e afabilidade com que nos tratavam. Recordo-me dos ditados, das composições e até das cartas que trocavamos entre nós.
Ainda hoje, recordei a ficha de avaliação (talvez a única da primária que ainda guardo) do meu 1º período da 3ª classe (3º ano) em 1978/79 onde dizia que apenas faltara uma vez naquele período, entre outras coisas.

A escola básica de Telhado, em termos de estrutura física mantém-se, praticamente, a mesma. Apenas umas alterações no exterior ao nível dos recreios e quartos de banho.

Alunos inscritos neste ano lectivo de 2010/2011

Na EB1/JI de Telhado estão inscritos 133 alunos distribuídos do seguinte modo.
Sala nº 1 da Pré - 23 alunos
Sala nº 2 da Pré - 23 alunos
1º ano do 1º ciclo - 24
2º ano do 1º ciclo - 21
3º ano do 1º ciclo - 21
4º ano do 1º ciclo -21

Das comparações que foi possível fazer e obter por parte da direcção da Escola, nos últimos 4 anos o número de alunos mantém-se estabilizado.

No Jardim de Infância estão afectos 2 Professoras e 2 auxuliares.
O 1º ciclo tem 4 professoras titulares de turma e 6 professores das Actividades Extra Curriculares (neste momento só são 5 porque ainda não foi colocado o docente de Actividade Física para o 1º e 2º ano de escolaridade). Existem 3 auxiliares : 1 do quadro e 2 do Centro de Emprego.

Escola com deficiências.
Tal como referi, a escola mantém-se inalterada e inadequada às exigências actuais.
A escola é composta por 4 salas e arrumos. São as salas usadas para leccionar as aulas. Os alunos não tem condições para a prática de Educação física. Não tem sala de professores. Falta a cantina. Os alunos, vão almoçar, diariamente, à Didáxis, em S. Cosme do Vale ( a 3 Kms); O recreio não tem condições, quando chove parece uma piscina e em tempo seco é muito pó.

Associação de Pais

Era fundamental que os pais destas crianças pensassem em unir-se e formarem uma associação de pais. Cada um por si não poderá resolver alguns dos problemas presentes mas sobretudo pensar na realidade futura desta escola
Se existisse a associação de pais, talvez o jardim de infância já estaria concluído; as condições desta escola seria melhoradas. onde estão os pais destas crianças? A direcção da escola só por si, não tem poder reivindicativo. Só os pais o poderão e deverão fazer.
Se é bem verdade que, de um modo geral, "os pais/ encarregados de educação dos alunos são interessados e participativos na educação escolar dos filhos/educandos", seria bom colocar essa participação em prática na dita criação da associação de pais.
Um obrigado à Prof. Maria de Oliveira pela colaboração e disponibilidade.

Sem comentários:

 

likeable stuff