domingo, 5 de setembro de 2010

EXTENSÃO DE SAÚDE DE VALE S. COSME: ABAIXO-ASSINADO

Finalmente, um grupo de pessoas juntou-se e tentou acordar consciências para o problema da hipotética extinção ou deslocação de local da extensão de Vale S. Cosme como está a ser veiculado no nosso meio.
A extensão de saúde de Vale S. Come, como todos bem sabem, não pode permanecer assim, pois não tem as condições mínimas exigidas para permanecer aberta. O desleixo foi total, e caiu no esquecimento da Administração regional de saúde, extinta sub-região de saúde de Braga e dos sucessíveis políticos. Falamos de uma extensão de saúde que serve as seguintes freguesias: Portela, Telhado, Vale São Cosme, S. Tiago da Cruz e parte da população de Vale S. martinho.

A comissão de Utentes da Extensão de saúde de Vale S. Cosme CUTS/VSC), constituída em assembleia no dia 26 de Julho de 2010, constituída em assembleia geral do passado dia 26 de Julho,e com os apoios, nomeadamente de Juntas e entidades ligadas a educação, no sentido de legitimar a sua luta contra o encerramento do serviço promoveu este fim de semana um ABAIXO-ASSINADO dirigido ao Presidente do Conselho Directivo da Administraçãoi de saúde do Norte.

Com o ABaixo-assinado pretende-se:
a) Não aceitação a extinção da extensão de saúde;
b) Não aceitação na redução do horário de funcionamento ou transferência de quaisquer serviços;
c) Exigência da construção de uma nova unidade de saúde para substituição da actual e instalação da nova sem desactivar a actual enquanto não estiver concluída;

A comissão de Utentes agendou para este fim de semana a assinatura do abaixo-assinado. Espero que as populações das freguesias de Portela, Telhado, Vale São Cosme, S. Tiago da Cruz e parte da população de Vale S. mMrtinho não tenham cruzado os braços ficando tranquilos em casa deixando para os outros a luta pela defesa dos direitos da comunidade.

A comissão sublinha que lutará com “intransigência absoluta” contra o encerramento do serviço, de que sucessivamente se fala, e denuncia o “estado calamitoso, nada dignificante” do edifício onde funciona. É um edifício de dois pisos, funcionando no rès-do-chão o secretariado e enfermagem; e no segundo piso as consultas. Os utentes com dificuldades motoras têm que transpor as escadas. Quartos de banho? é melhor nem mencionar. Já agora,vejamos o exterior. As imagens falam por si: SE POR FORA É ASSIM................

Portela, Telhado, Vale São Cosme, S. Tiago da Cruz e parte da população de Vale S. Martinho: está na hora de lutar para evitar que esta extensão de saúde nos seja retirada ou deslocada. Não baixemos os braços. É preciso acordar os políticos do nosso país para esta realidade. Não faz sentido nenhum deslocar esta extensão para Requião. Estas são ideias de políticos que decidem nos gabinetes de cálculos feitos à distância e pela internet sem querer saber da realidade local e dos seus residentes. São esquecidos os mais velhos, as pessoas com poucos recursos. A deslocação da extensão de saúde para Requião acarraterá mais encargos e dores de cabeça para todos.

1 comentário:

Osvaldo Barros disse...

É de louvar que tenha havido um grupo de pessoas que se uniu, para lutar pelo Centro de Saúde de Vale de S. Cosme.
No entanto, em meu entender, penso que o caminho que está a ser seguido não é o melhor.
O que se passa, é que o Governo com a contenção de custos, quer juntar Centros de Saúde.
O que nos toca, é a possível junção a Requião como tal, o mais sensato era reunir todos os responsáveis das freguesias que estes dois Centros servem e, escolher qual seria o melhor sitio para a localização do novo Centro de Saúde desta área.
Só depois desta decisão, é que se avançava com o abaixo-assinado.
Com o modelo seguido, temo que não se chegue a conclusão nenhuma (não existe acordo para a localização do novo Centro), saindo prejudicados os utentes dos dois Centros.
Como tal, sugiro que o abaixo-assinado seja suspenso, haja uma reunião com todos os responsáveis das Freguesias envolvidas (Presidentes da Junta incluídos), arranje consenso para o local e, só depois avançar para o abaixo-assinado.

TEMO QUE O CAMINHO QUE ESTÁ A SER TRILHADO PREJUDIQUE GRAVEMENTE OS UTENTES DESTES DOIS CENTRSO.

MAIS UMA VEZ APELO AO DIALOGO DE TODOS PARA NÃO SE PREJUDICAR A POPULAÇÃO.

 

likeable stuff