quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ÁGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO


Após a leitura das notícias sobre a água da nascente do Rio pelhe, fiz algumas deligências no sentido da confirmação da notícia. E por parte da Câmara Municipal, na pessoa do Sr Vereador do Pelouro do Ambiente, Eng José Manuel Santos, chegou, infelizmente, a confirmação de tal contaminação:

"Desde o inicio de 2009 que a água da nascente do rio Pelhe se encontra imprópria para consumo. Várias análises foram realizadas mas os resultados foram sempre idênticos, contaminação microbiológica.

Como tal, o Município de Vila Nova de Famalicão, através do Departamento de Ambiente tem colocado diversas placas a informar a população que a água se encontra imprópria, mas sem que consigamos perceber as mesmas tem desaparecido constantemente.

Não temos explicação para esta situação e preocupamo-nos com os problemas de saúde que a população possa vir a sofrer pelo uso indevido desta água".

Lamento que, a terem sido colocadas diversas placas, alguém as tenha retirado por maldade ou puro vandalismo.
Espero que sejam feitas análises periódicas à referida àgua. Além disso deixo a sugestão que os resultados das análises deveriam ser comunicadas às Juntas de freguesia (Portela, Telhado, S. Cosme, S. Martinho, entre outras) para que os divulguem junto dos seus munícipes. A Prevenção e divulgação poderá passar por aqui.
Realço a informação rápida e pronta ao meu pedido por parte da Câmara Municipal.

Agora, cada um exerça o seu papel de cidadania divulgando e sensibilizando para não consumir a água desta nascente enquanto se mantiver os níveis de contaminação.

1 comentário:

Osvaldo Barros disse...

COMO É POSSÍVEL?

Desde 2009 a água imprópria para consumo sem que ninguém comunique à população?
Colocar placas seria suficiente se vivessemos num País civilizado mas, infelizmente, existe muito vândalismo e....
Visto que se trata dum problema de saúde publica, a informação da Câmara e principalmente da Junta (presumo que teve conhecimento do assunto)ficou muito aquém do desejado.
Visto que muitas centenas de pessoas estão a utilizar a referida água, seria aconselhavel fazer uma maior divulgação para este problema (Jornais Regionais, Juntas de Freguesias, Párocos, colocar nos Sites Publicos deste Concelho e vizinhos).
Se possível, verificar a origem do problema e tentar corrigi-lo pois, muita população precisa desta água para consumo (não têm água publica em casa).

Osvaldo Barros

 

likeable stuff