segunda-feira, 7 de março de 2011

A LUTA É ALEGRIA!?

Neste últimos dias fomos invadidos pela canção vencedora do 47º Festival RTP da Canção. De facto, esta vitória só poderá ser resultado do cansaço da desilusão do povo para com os responsáveis do nosso país.
Muitos incómodos que esta canção já provocou. Mas a criatividade continua. Parece que não tem limites:
Assistimos a mudanças no mundo, sobretudo, a queda de algumas ditaduras. No entanto, há aqueles que dizem que estão para defender o povo e lhes dar progresso. Mas o que se verifica é que esses vivem na luxúria, onde nada lhes, mas o seu povo vive quase na miséria e sem direitos. São muitos os ditadores do nosso tempo. E será que aquilo a que chamamos democracia não se encontram também ditadores instalados?
tal como diz a canção:


Não falta quem te avise «toma cuidado»
Não falta quem te queira mandar calar
Não falta quem te deixe ressabiado
Não falta quem te venda o próprio ar.

Na nossa sociedade há vozes que se tentam calar. Não foi isso que aconteceu com algumas televisões? E nos jornais escreve-se com liberdade?

Há vozes que incomodam. Por isso e com razão os homens da luta afirmam: "Não falta quem te queira mandar calar". As verdades devem dizer-se. Não se deve camuflar tal como acontece na política entre governo e PSD. Até parece que há acordo com o prosseguimento do TGV. Como vai esta política tão baixa. E o povo continua a pagar. E os ditadores continuam a querer calar porque lhes dá jeito. Têm medo de perder o lugar e as todas as mordomias e previlégios conseguidos com a batota, com a ilusão, a falsidade.

Já assim o afirmava um ilustre pregador no sermão de Santo Amaro:

"Estamos cansados da mentira.

Queremos homens de verdade. E os cristãos devem ser homens e mulheres de verdade. E não de aldrabices.

Porque é com aldrabices que as coisas caminham de pior para pior. E se não fossem tantas aldrabices e tantas mentiras e tantos ilusionismos e tanta desvergonha, ñós certamente não estaríamos, certamente, lá no fundo do abismo".

"Quando certos figurões da nossa praça que são tantos.. entram em hoteis de 5 estrelas ou restaurantes de luxo para comer o leitão à Bairrada ou marisco do mais caro, não porque trabalharam, porque eles nunca trabalharam; andaram a mentir a vida inteira; assim arrecadaram fortunas sujas. mas daquilo que roubaram ao país e ao povo. Esses não merecem nem o respeito, nem a consideração.

Deviam estar todos na cadeia.... Porque são vigaristas, porque são corruptos, porque são ladrões; porque esta sociedade portuguesa está cheia deles e não lhes acontece nada infelizmente." Esta vídeo está em:

http://

É esta a realidade da nossa sociedade? Mas o povo cala. O povo deixa andar. Reclama, reclama mas, na hora da verdade cala-se e cruza os braços, dá meia volta e segue a sua vida.

É bom reflectirmos nas palavras de Arthur Schopenhauer: "A vida inteira é uma luta em que cada passo é contestado. Logo, é uma alma cobarde aquela que, assim que as nuvens negras se condensam ou apenas se mostram no horizonte, abate-se, perde o ânimo e põe-se a lamentar".

sábado, 5 de março de 2011

Partiu aos 92 anos


Mavilde Fernandes dos Santos faleceu, no dia 03 de Março, aos 92 anos.
Sempre ligada e dedicada ao serviço da igreja e paróquia. No tempo em que não havia enfermeiros para dar injecções, a D. Mavilde e sua irmã Aurora, eram duas pessoas que se deslocavam a casa das pessoas para lhes aplicar as ditas injecções.

Vida dedicada também ao grupo Coral. Só deixou de participar quando as forças e a saúde a impedia. Apesar de alguns esquecerem o grupo coral não esquece aqueles que, abenegadamente e sem interesse, cantam ajudando a rezar.
Nos últimos anos, no dia de seu aniversário, 25 de Dezembro, o grupo coral fazia-lhe uma visita surpresa para lhe cantar os parabéns. Pois, foram muitos anos no grupo. Uma mulher exigente consigo e com os outros. Por isso, o grupo Coral Lhe dedicou as palavras no dia de seu funeral:

Hoje é o último adeus físico.
Connosco ficam as memórias,
Os ensinamentos e a sabedoria de uma
amiga de cabelos brancos.
Consigo aprendemos a nunca desistir,
A estar sempre presente, a não faltar
e ser sempre a primeira a chegar.

A sua voz não se distinguia nem sobressaía das outras.
Era melodiosa, angelical e sempre afinada.

Só deixaste de cantar connosco
quando a saúde começou a falhar.
Por isso, sabemos o quanto gostava de cantar e de estar connosco!
É uma partida física.
Ficará na nossa memória e no nosso coração.

Eterna saudade do GRUPO CORAL DE TELHADO.

 

likeable stuff