sábado, 28 de agosto de 2010

NOVO SOL NASCERÁ

Diz o adágio que uma imagem vale por mil palavras.

Vale a pena contemplar o sol (sobretudo o ocaso), a lua, as estrelas e tudo o que a natureza e Deus nos oferece. Palavras leva-as o vento. O que conta são as atitudes, os gestos e tudo o que podemos fazer de bom para o nosso próximo.

COMENTÁRIOS

A partir deste momento, só publicarei os comentários, a cada artigos, aqueles que estiverem assinados e identificados. Os comentários insinuosos, insultuosos ou com conteúdo menos sério reservo-me ao direito de não os publicar. Exijo transparência e rigor. Assumo aquilo que escrevo. A alguns leitores posso demonstrar que estão erradas algumas insinuações que tentam fazer. As minhas posições relativamente a Telhado e ao pároco sempre foram claras.
Não sou obrigado a pactuar e aceitar coisas que vão contra os meus princípios e até violam os direitos fundamentais das pessoas, ou pelo menos de respeito.
As pessoas sérias não se escondem debaixo do anonimato nem mandam dizer as coisas por interpostas pessoas. Não custa nada identificar-se. Vamos dar "rosto" às coisas. Não se escondam na vossa própria sombra!

Escultura "die pietá" - Salzburgo - Áustria

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O POVO DE TELHADO ESTÁ RESIGNADO

(Foto: representação Viagem Medieval - Stª Maria da Feira 2010)
Em cada momento da vida é necessário tomar decisões e concretizá-las. Há aqueles que são incapazes de tomar qualquer iniciativa ou decidir. E quando alguém toma as rédeas, o comando ou tenta ser o timoneiro, aparece sempre aqueles que são os "velhos do restelo" e para quem tudo está mal. Esses são incapazes de dar uma palavra de alento ou de gratidão. Há aqueles que se põe a jeito e em função dos seus interesses; num momento dão palmadinhas nas costas e noutro, a seguir até apunhalam pelas costas.

A minha atitude perante o que se tem passado em Telhado é de não pactuar, não aceitar que se atropele, insulte e até se desrespeite a honra e dignidade de todo o ser humano.
Este povo de Telhado deixou-se resignar. Está ferido, de cabeça baixa, sem auto-estima e incapaz de lutar pelos seus interesses e da sua comunidade. Tornou-se egoísta e egocentrista. Telhado está descaracterizado e direi que quase perdeu a sua "alma".
Os Telhadenses acobardaram-se, têm medo, vergonha e continuam impávidos e serenos como nada acontecesse. E é verdade, que nada acontece: estamos parados e outras comunidades à nossa volta estão a avançar com toda a força. Coloquemos os olhos em S. Cosme do Vale: a obra do centro social que brevemente será inaugurada. O mesmo poderia está a acontecer em Telhado. Ccontinuamos parados?

Porque temos tudo e nada funciona ou deixamos estragar aquilo que de bom temos?

Porque não funciona o orgão de tubos uma vez que foi intervencionado mas não concluído o arranjo em definitivo?

Porque não funciona o harmónio (deve ser um dos raros na zona do Minho, com pedaleiras e transposição manual)?

Porque está a talha dourada da capela-mor toda cheia de buracos?

Porque chove com frequência dentro da igreja?

Porque motivo Telhado é uma das únicas freguesias com o adro por arranjar? Porque se encontra assim o salão paroquial inacabado?

Porque razão no Natal as crianças desta terra não podem fazer a sua festa no salão paroquial?

Porque não é do conhecimento público a composição da Fábrica da igreja uma vez que ainda não foi criado o Conselho Paroquial pastoral?

TANTAS INTERROGAÇÕES e dúvidas ficam é urgente esclarecer.
Lamento que o silêncio, o medo, a cobardia de alguns vá levar Telhado a um futuro sem rumo. Não basta ver a minha terra com melhores estradas e bem iluminadas; confirmar que aumentaram as casas. Não basta. Falta aquela "alma" deste povo que partilhava, que deitava as mãos a um projecto e levava-o em frente, um povo que não baixava os braços.

Está na hora de acordar, despertar. Olhar no horizonte e decidir o que queremos para o futuro que se constroi a partir do ontem, mas sobretudo de cada instante, de cada momento presente. Amanhã pode ser tarde demais.


Foto: Innsbruck / Áustria - Cristais swarovski

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O INTRATÁVEL PADRE DE TELHADO - Revista Visão - 26-08-2010


Clique nas imagens para ampliar:


 

likeable stuff